quarta-feira, 25 de maio de 2011

avião da sengunda guerra mundial

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terça-feira, 12 de abril de 2011

Bell P-63 Kingcobra


Embora muito parecido com o P-39 o Kingcobra tinha um projeto totalmente distinto e aperfeiçoado pelas experiências adquiridas em combate. Em fevereiro de 1941 o Kingcobra preencheu os requisitos do exército, que verificou sua inferioridade frente ao Mustang. Como a guerra aérea se desenvolvia em ritmo muito acelerado o Kingcobra já estava ultrapassado antes de ser entregue as esquadrilhas. Dos 3.303 construídos, 2.421 lutaram pela União Soviética onde sua robusta estrutura e à capacidade no fornecimento de bom apoio tático o tornou popular. Cerca de 300 serviram com a França Livre. Apenas 332 aeronaves deste modelo serviram com a USAF como aviões alvo, tripulados, atingidos por projéteis de fragmentação.


Especificações do Bell P-63 Kingcobra


Tipo: caça
Tripulação: 1
Motor: um Allison V-1710, V12 desenvolvendo 1.500hp
Dimensões: envergadura: 11,7m; comprimento: 10,0m; altura: 3,8m; área da asa: 23m²
Pesos: vazio: 3.100kg; carregado: 4.000kg; máximo na decolagem: 4.900kg
Performance: velocidade máxima: 660km/h a 7.620m de altura; alcance: 725km; teto operacional: 13.100m
Armamentos: um canhão M4 de 37mm localizado no nariz e quatro Browning M2 de 12,7mm, duas nas asas e duas no nariz, mais provisão para 680kg de bombas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bell P-59 Airacomet


O desenvolvimento de um avião turbojato na Inglaterra em Junho de 1941 chegou ao conhecimento do Governo Americano e do General Arnold da Força Aérea do Exército. Com isso, a companhia Bell, em 5 de Setembro de 1941, foi solicitada para desenvolver caça a jato. Um ano após o início dos trabalhos o primeiro avião americano movido a um motor a reação foi posto em voo. A aeronave utilizava dois motores 1-A Whittle, com 500kg de empuxo, construídos pela General Electric e localizados sobre as asas. Mais tarde esses motores demonstraram ser muito fracos para a aeronave. Foram construídos 66 aparelhos, sendo três deles utilizado pela Marinha Americana e outros doze classificados como aviões de treinamento. Outro Airacomet serviu com a RAF após ter sido trocado por um Gloster Meteor I. Os modelos utilizados em combate, Bell P-59B, serviram com o 412th Fighter Group. Mesmo não sendo um sucesso operacional o Airacomet serviu como experiência para desenvolvimentos futuros.


Especificações do Bell P-59 Airacomet


Tipo: jato monoposto para treinamento
Tripulação: um tripulante
Motor: dois motores a reação J31-GE-3 desenvolvendo 907kg de empuxo 
Dimensões: envergadura: 13,87m;  comprimento: 11,63m; altura: 3,66m
Pesos: vazio: 3.610kg; carregado: 5.760kg
Performance: velocidade máxima: 671km/h; altitude máxima: 14.080m; alcance máximo: 837km
Armamento:  um canhão de 37mm e três metralhadoras de 12,7mm localizados no nariz e oito foguetes de 30kg ou 910kg de bombas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Handley Page Halifax


O quadrimotor Handley Page Halifax foi projetado com dois motores Vulture mas no primeiro voo em 25 de Outubro de 1939 foi tomada a decisão de utilizar quatro motores. O primeiro modelo ficou pronto em Novembro de 1940 e voou sua primeira missão entre 10 e 11 de Março de 1941. A produção foi acelerada por meio de subcontratos e logo vieram os modelos Halifax Mk I equipado com o motor Merlin X, sem torre dorsal e duas metralhadoras na torre do nariz; Halifax Mk II A Série 1 com um motor Merlin XX e uma torre dorsal com duas metralhadoras; Halifax Mk II Série 1A que utilizava uma torre dorsal com quatro metralhadoras; Halifax Mk III que utilizava o motor Bristol Hercules XVI. Os modelos que vieram depois apresentavam uma envergadura de asa maior, passando de 30,12 metros para 31,75 metros. O Halifax Mk V serviu com o Comando de Bombardeiros. Os modelos Mk VI com o motor Hercules 100 e Mk VII com o motor Hercules XVI serviram com o Comando de Bombardeiros em 1944. Os modelos Mk III, Mk V e Mk VII serviram com paraquedistas e como rebocadores. O fim da guerra ainda viu surgir o Halifax Mk VIII. A produção chegou a 6.176 unidades e cerca de 227.610kg de bombas foram lançadas.


Especificações do Halifax Mk VI


Tipo: bombardeiro para sete tripulantes
Motor: quatro motores radiais Bristol Hercules 100 desenvolvendo 1.800hp
Performance: velocidade máxima: 502km/h a 6.705m de altura; teto operacional: 7.315m com uma carga de 5.897kg de bombas
Pesos: vazio: 17.690kg; máximo na decolagem: 30.845kg
Dimensões: envergadura: 31,75m; comprimento: 21,82m; altura: 6,32m; área da asa: 118,45m²
Armamentos: uma metralhadora de 7,7mm no nariz, na torre dorsal e na torre traseira mais a capacidade de carregar até 5.897kg de bombas.

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